domingo, 24 de maio de 2015

Vou te dar logo a resposta de como se livrar das dívidas em 6 meses. Se livre do fiado e do cartão de crédito.

Vou te contar uma história que minha mãe me contou de como é bom comprar à vista e se livrar do fiado.

Tenho 8 irmãos e meu pai ganhava somente um salário mínimo por mês (Herói ele hein!).

Vivíamos comprando fiado na feira: comida. No sindicato: gás. E em outros lugares.

Minha mãe percebeu que todas as compras à prazo eram mais caras. Parece óbvio, mas às vezes você não percebe que comprar à vista é mais barato, pois você pode negociar descontos.

Nessa época, meu pai administrava o pouco dinheiro que ele ganhava.

Foi não aguentando mais essa situação de dívidas, que minha mãe, dona de casa, resolveu tomar as rédeas da situação. Ela resolveu que iria administrar o dinheiro que meu pai ganhava e ela conseguiu sair do fiado e ter dinheiro todo dia pra comprar comida e outras coisas.

COMO ELA FEZ ISSO EM APENAS 6 MESES?

Bem, a primeira medida foi pagar as contas em atraso. Ela percebeu que algumas coisas não eram tão necessárias, tipo fazer as unhas na manicure (Leia o artigo: Planilha de Gastos Mensais: Como economizar até 20% ao mês aprendendo a controlar seus gastos, não esqueça de baixar a planilha de gastos mensais ).

Ou que podia vender alguma coisa para lucrar e comprar a comida do dia-a-dia.

Ela dividiu as dívidas em 3 vezes e apertou a família na economia. Depois que não se devia nada na praça, ela quebrou o cartão de crédito. Ela se perguntou: "Se a gente compra R$ 1.000 em alimentação e paga no fim do mês, por que a gente não pode comprar essa comida no dinheiro?"

E Adriano, como ela economizou tudo isso, se vocês precisavam comer todo mês e teu pai ganhava a mesma coisa?

Já respondi, mas vou ser mais detalhista. Ela gerou renda e comprava a alimentação com essa renda. Ela inventou de comprar banana e farinha no Centro de Distribuição, onde é mais barato, e vendia R$ 1 mais caro, com isso ela ganhava de R$ 10 a R$ 20 por dia e conseguia comprar a alimentação.

Pronto. Em três meses ela podia comprar a comida no dinheiro. Mas tu pensas que ela largou a venda de banana e farinha? Quem disse? Ela continuou vendendo e em vez de comida, pagava a prestação da TV.

Existem várias formas de obter renda extra, você só precisa conhecê-las.





VOCÊ NÃO VAI PAGAR SUAS DÍVIDAS SE NÃO FIZER UM ESFORÇO FISCAL.

Veja o esforço que foi feito pela minha mãe para pagar as contas. Ela teve que arrumar uma renda extra e "apertar o cinto". Você não vai conseguir se continuar exagerando ou comprando coisas supérfluas.

VAMOS CORTAR OS GASTOS?

Será que dá pra você trocar a academia por uma pelada com os amigos ou uma corrida no bosque.

Que tal limpar aquela bicicleta velha e pedalar de novo?

Será que você não consegue fazer a unha sozinha? Ou costurar aquela sua roupa que ninguém vai perceber que foi costurada por você?

Eu sei que você consegue lavar seu próprio carro!

Na sua empresa tem uniforme? Então, por que você quer estragar todas as suas roupas caríssimas no trabalho?

Para que você quer um iPhone? Ele só suporta um chip e você quase sempre precisa de dois. Compre um Android, ele roda tudo!

QUANDO VOCÊ FOR COMPRAR ALGO SE PERGUNTE...

Eu estou precisando mesmo disso?

POUPAR SEMPRE É BOM

Sabe aquela caixa de sapato que tá jogada em cima do guarda roupas ou no canto do quarto?

Faça um furo nela, grande o bastante para passar uma moeda de R$ 1. Toda moeda que você pegar, deposite na "caixinha" e esqueça. Tenha certeza, quando bater o aperto você lembrará dela.

Essa estratégia também serve se você for estudante. Imagine que a faculdade custa R$ 300. Se você depositar R$ 50 na caixinha, só vai pagar R$ 250 no fim do mês.

Cansei. Vou parar por aqui.

Curta e compartilhe este artigo.

Este artigo pode sofrer edições.

0 comentários :

Postar um comentário