sábado, 23 de maio de 2015

Neste artigo eu vou contar toda minha experiência, tanto de empregado, como de empregador de como conseguir um emprego.

Você vai também poder baixar um modelo de currículo (fazer o download) para você entregar nos locais onde você vai a procura de uma vaga de emprego.

Você também receberá dicas dos locais indicados para se qualificar.



Dica 1: Esteja preparado.

Você já tem curso de informática? Sabe mexer no Word e/ou Excel? Você utiliza um e-mail?

Você sabe conversar, se expressar?

Você sabe cumprir ordens?

Você discute as ordens dadas com seus pais?

Você arruma seu quarto quando levanta da cama ou tira alguma coisa do lugar?

Se suas respostas foram "Sim", saiba que será muito fácil você conseguir um emprego.

Agora, se você respondeu "Não", preciso conversar com você.

A INFORMÁTICA

Hoje, no mundo, tudo é conectado, seja o caixa do supermercado, ou o atendimento de um hospital, todos utilizam a informática para alimentar os controles administrativos das empresas.

Por isso, você essencialmente tem que saber usar três ferramentas: Word, Excel e E-mail. Se você não sabe, procure urgentemente um curso, pois sua preferência em relação a uma vaga de emprego pode aumentar ou diminuir se você for submetido a um teste do tipo.

SABER CONVERSAR, SE EXPRESSAR

A comunicação facilita o trabalho de todos, ainda mais nas empresas que trabalham com público ou exigem trabalho de equipe. Você precisa saber conversar.

Repita para si mesmo: Meu nome é Adriano, tenho 19 anos, sou estudante de administração, já fiz cursos de informática e atualmente estou procurando uma oportunidade para que eu possa crescer profissionalmente junto com a empresa que eu trabalhar. Quero aplicar meus conhecimentos teóricos e ganhar experiência prática.

É claro que você vai substituir os meus dados pelos seus. :)

Essa é uma boa apresentação para você.

SABER CUMPRIR ORDENS E PROVÁ-LAS

Se os seus pais lhe mandam comprar pão ou ir ao supermercado, o que você faz?

É claro que você vai obedecer. E não só isso, vai fazê-lo imediatamente.

- Quantos reais de pão Pai eu tenho que comprar? Volto em 2 minutos.
- O que eu tenho que comprar no supermercado Pai? Tô indo agora.

Esse é um comportamento que só vai te ajudar na tua vida.

Já ouviu aquela frase: "Missão dada, é missão cumprida"? Pois é. Cumpra a missão. Se seu pai mandou você, vá e não questione, nem mande seu irmão.

Agora a prova ou prestação de contas: Olha pai, comprei pão e leite e sobrou R$ 2,50. Tá aqui a nota da compra.

APENAS ESCLAREÇA A ORDEM, NÃO A DISCUTA.

Se seu pai lhe mandou ao supermercado, esclareça qual a marca ou tipo de produto ele deseja que você compre.

- Não questione porque ele só manda você e nunca manda seu irmão.

- Não peça recompensa ou o troco.

- Não mande o seu irmão no seu lugar.

MANTER AS COISAS ARRUMADAS E NO DEVIDO LUGAR

Quando você levantar da cama, arrume o lencol, coloque as roupas sujas no local adequado, varra e aspire seu quarto.

Mantenha as partes coletivas da casa sempre limpas. Se você sujou um copo, lave e enxugue e coloque no lugar.

AGORA PORQUE EU DISSE TUDO ISSO?

Porque é justamente esse comportamento que seu empregador espera de você.

Que você cumpra as ordens no momento em que ele pediu.

Que você não questione as ordens, apenas esclareça para não errar e obedeça imediatamente.

Que mantenha o local de trabalho limpo e organizado.

Que você se comunique com os seus colegas, buscando fazer o melhor trabalho possível.

Que você não enrole.

Que você seja honesto.

QUALIDADE DE SOLDADO

Essas qualidades são qualidades de soldado, e você tem que ser um soldado.

QUALIFICAÇÃO

Minha indicação para você se qualificar, caso você esteja saindo do ensino fundamental ou médio, ou cursando o superior é estudar nos INSTITUTOS FEDERAIS - IF (Exemplo: IFSC, IFPA, CEFET-RJ...), pois, acredite, você sairá de lá direto com um emprego e com ensino de qualidade.



Caso você não consiga ingressar em um IF, procure se qualificar em escolas e cursos que são referência em seu Estado.

VOCÊ JÁ ESTÁ PROCURANDO EMPREGO E NÃO CONSEGUE UM.

Você deve estar procurando errado.

Quem quer um emprego:
- sai todo dia de casa de manhã cedo para procurar.
- pergunta aos amigos e aos mais velhos se eles não tão sabendo de alguma oportunidade.
- Enquanto não está fazendo nada, tá lendo ou fazendo algo produtivo como um curso à distância gratuito.

NUNCA DIGA: Este emprego não é pra mim!

Encare as dificuldades da vida, senão elas vão te engolir!

Faça isso, que tenho certeza que você conseguirá.

Baixar modelo de currículo.


Este artigo pode sofrer edições.

0 comentários :

Postar um comentário