sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011


O combate à dengue em Belém acaba de ganhar um novo reforço, pois graças a um pedido do Ministério da Saúde, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) juntará esforços com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), no desenvolvimento de trabalhos educacionais e ambientais de conscientização da população em busca do controle efetivo da doença. Para dar início a essa nova empreitada do combate à dengue na capital paraense foi organizada uma programação especial na sede da Fundação, no Reduto.

Para esta programação, o Departamento de Vigilância em Saúde da Sesma (Devs/Sesma), que trata do combate direto à doença, montou um laboratório de entomologia (com microscópios, exemplos de possíveis criadouros do mosquito, larvas em desenvolvimento), realizou palestras para alunos do ensino fundamental de três escolas da capital, sessão de cinema sobre os perigos e cuidados com a doença, teatro de bonecos para as crianças mais novas, palestras sobre os principais cuidados com o acondicionamento de lixo, saneamento, coleta de entulho e demais questões sanitárias, que são fundamentais para o combate efetivo ao mosquito Aedes Aegypti.

Segundo Inete Ribeiro, coordenadora das equipes de agentes de campo do Devs/Sesma, esta é a grande oportunidade de avançar na sensibilização da população sobre os perigos que a doença oferece a todos. %u201CQualquer trabalho em prol da conscientização é importante e fundamental dentro das práticas de trabalho no controle da dengue que a Sesma vem desenvolvendo, pois além do trabalho empregado pela Prefeitura, nada avançaria sem o apoio e a cooperação da população, ajudando no combate de possíveis focos dentro de casa e nas suas vizinhanças, não deixando ainda lixo exposto nas ruas%u201D, disse Ribeiro.

Além das atividades educativas, agentes de saúde da Sesma vitoriaram cerca de 60 imóveis nas imediações da sede da Funasa, distribuindo ainda materiais informativos sobre as boas práticas que todos devemos ter para ajudar no combate à doença.

Para a diretora do Departamento de Serviço de Saúde Ambiental da Funasa, Leila Rosal, as expectativas, quanto a este novo trabalho, são as mais otimistas. %u201CA Funasa já desenvolvia diversos trabalhos na área de Saúde e Saneamento Ambiental, que por definição, tem extrema afinidade com o combate e controle de possíveis focos da doença em Belém, fortalecendo as campanhas desenvolvidas pela Prefeitura, Sesma e pelo Estado%u201D, concluiu.

Nas próximas semanas, a Sesma fará uma inovadora e inédita programação no combate à dengue em Belém. Foi firmada uma parceria educacional entre o Núcleo de Educação e Saúde do Devs/Sesma, com os Colégios Santa Rosa e Moderno. Será uma campanha continuada, com o objetivo de estimular os alunos de ensino fundamental e médio a desenvolver palestras, feiras de ciências, movimentos estudantis e até mesmo trabalhar por meio da Campanha da Fraternidade desenvolvendo temas e debates sobre como que os cidadãos e a sociedade podem contribuir de forma aplicada para erradicar a dengue em Belém.

Fonte: Por Fernando Rodrigo Diniz - Ascom Sesma / Fotos: Comus

0 comentários :

Postar um comentário